A segurança e saúde no trabalho dos funcionários são uma prioridade fundamental para todas as organizações.

Com a crescente conscientização dos riscos laborais e a necessidade de ambientes de trabalho seguros, a conformidade com normas internacionais tornou-se imperativa.

A norma ISO 45001 pode fazer a diferença nesta transformação da cultura da segurança no local de trabalho.

Objetivo da norma ISO 45001?

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização internacional não governamental independente que procura tornar a vida mais fácil, mais segura e melhor para todos e em todos os lugares, através da padronização.

Nesta Organização, os especialistas de várias áreas procuram as melhores formas de execução, garantindo a qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos e serviços, através de práticas sustentáveis e éticas.
Assim, qualidade e consciência são combinadas para melhorar as experiências e escolhas diárias.

Posto isto, a norma ISO 45001:20018 estabelece um padrão internacional que define os requisitos para sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, tornando-o seguro e saudável.
Foi a primeira norma internacional do mundo dedicada à segurança e saúde no trabalho (SST) acordada em todo o mundo.

O foco da implementação de um sistema de gestão de SST é a prevenção de qualquer lesão, doença ou perda de vida relacionada com o trabalho. Esta norma ajuda, portanto, a proteger não só os trabalhadores, como também as organizações e a sociedade como um todo.

Benefícios da implementação de um sistema de segurança e saúde no trabalho

A implementação de normas de segurança e saúde no trabalho, como as preconizadas na ISO 45001:2018, existem impactos positivos nas Organizações.
Através deste sistema vai ser possível:

1. Melhorar o desempenho em matéria de SST, protegendo aqueles que trabalham para si e outras pessoas que podem ser prejudicadas pelas atividades da empresa.
2. Gerir mais eficazmente os riscos de SST.
3. Identificar oportunidades para melhoria da gestão de SST.
4. Investigar incidentes e tirar conclusões proveitosas para não se tornarem recorrentes.
5. Maior cooperação para um crescente envolvimento e capacitação dos trabalhadores.

6. Monitorizar iniciativas positivas de SST que sejam compatíveis com as prioridades do negócio.
7. Melhorar a qualidade dos produtos, processos e serviços oferecidos.
8. Melhorar o ambiente no local de trabalho.
9. Facilitar o recrutamento e a retenção de trabalhadores
10. Criar uma imagem mais favorável e reputação forte da empresa (entre clientes, fornecedores e comunidade).

No entanto, para implementar um sistema de gestão de SST, é sempre necessário compreender o seu contexto e responder a perguntas como as que se seguem:
– Quem é?
– O que faz?
– Onde o faz?
– Quem pode ficar doente ou ferido?
Só com as respostas a estas perguntas é possível tomar ações para tornar seu local de trabalho saudável e seguro e envolver os trabalhadores.

Principais requisitos da ISO da segurança

A ISO 45001 estabelece uma estrutura abrangente para a gestão da segurança e saúde no trabalho.
Nela está incluída a identificação de perigos e avaliação de riscos; o estabelecimento de um controlo operacional eficaz; a implementação de programas de treino e consciencialização; e a realização de auditorias periódicas para garantir a conformidade contínua. Contar com uma empresa de consultoria pode ser vital nesta fase, tanto mais se pretender concluir o processo de certificação para esta norma da segurança.

ISO 45001

ISO 45001 para trabalho digno e crescimento económico

Só assim, as organizações podem ser capazes de reduzir acidentes, minimizar custos relacionados com os riscos laborais e melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários.
É essencial para criar ambientes de trabalho seguros, saudáveis e produtivos, implementando as melhoras práticas que protegem funcionários e procuram suprimir os riscos.

A 45001:2018 é uma das 2988 normas da ISO* para o objetivo 8 que pretende o trabalho digno e o crescimento económico, ou seja, promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
A conformidade com este normativo internacional demonstra o compromisso da sua empresa com a segurança no trabalho e melhora a reputação e credibilidade no mercado.

Partilhar